5 alimentos para unhas, cabelos e pele saudáveis

5 alimentos para unhas, cabelos e pele saudáveis

Follichair

A condição de nosso cabelo, unhas e pele é o melhor indicador de nossa saúde e de como somos saudáveis ​​em geral. Devido à poluição por toxinas, estresse, má nutrição, a pele fica opaca, o cabelo fica seco e quebradiço e as unhas esfoliam e param de crescer. No entanto, existem micro e macroelementos especiais que tornam a pele bonita, o cabelo sedoso e forte e as unhas fortes e brilhantes.

A primeira coisa que você pode fazer pela saúde e beleza deles é mudar sua dieta. Os alimentos vegetais contêm todas as substâncias necessárias para isso. No entanto, existem certos alimentos que contribuem para uma melhor nutrição e crescimento. Aqui estão os 5 melhores alimentos para esses fins, inclua-os em sua dieta e, após algumas semanas de uso regular, você obterá resultados impressionantes.

  1. Amêndoas orgânicas crus

As amêndoas são ricas em vitamina E, antioxidantes naturais e proteínas que promovem a síntese de colágeno. Além disso, as amêndoas são uma excelente fonte de cálcio, indispensável para os dentes, ossos, unhas e cabelos.

Ao contrário dos cajus ou amendoins oxidantes (que na verdade são legumes), as amêndoas também são alcalinas. E, como você sabe, os alimentos alcalinos ajudam a desintoxicar o corpo, manter um nível de pH normal, prevenir a inflamação e aumentar a imunidade. E as amêndoas também são ricas em biotina, uma vitamina B que fortalece as unhas e o cabelo.

Tente escolher nozes orgânicas cruas (sem sal) ou manteiga de amêndoa. As amêndoas torradas já se oxidam e as nozes inorgânicas costumam conter pesticidas e produtos químicos perigosos. Já os crus são ricos em enzimas que melhoram a absorção dos nutrientes e a digestão em geral.

  1. Verdes

Nosso corpo pode absorver nutrientes das verduras como uma esponja. Vitaminas A, C, E, K e até vitaminas do grupo B e ferro entram em nosso corpo junto com as verduras. Espinafre, brócolis, couve, agrião e couve são ricos em cálcio, magnésio e sódio. Esses são minerais especialmente importantes para cabelos, unhas e pele saudáveis. Os verdes também contêm muita água, por isso ajuda a hidratar o corpo e o processo de alcalinização, além de se livrar das toxinas. A espirulina é uma alga verde escura com quantidades fantásticas de biotina, proteína, ferro e vitamina B12, que também contribuem para a beleza do seu cabelo, pele e unhas.

Escolha sempre os verdes mais escuros possíveis. Superalimento verde em pó e espirulina também são bem-vindos. Faça saladas, pãezinhos com eles, acrescente a vitaminas e sucos.

  1. Raiz de laranja

Batata-doce, cenoura e abóbora são ricas em vitamina A, o que mantém as unhas, cabelos e pele em boas condições. Esses alimentos também são ricos em vitamina C, um antioxidante que reduz os níveis de estresse, que por sua vez enfraquece a síntese de colágeno, elastina e queratina. A vitamina C previne a formação de radicais livres, cuja ocorrência é uma das causas do envelhecimento do corpo. Para o método de cozimento desses alimentos, escolha multicaspa, cozimento no vapor ou assados ​​em vez de fritar. Se você gosta de comê-los crus, melhor ainda.

Escolha versões completas desses produtos, tanto quanto possível. Se você tem acesso a opções orgânicas, isso é ótimo. Eles contêm menos pesticidas e outras substâncias nocivas.

  1. Sementes de abóbora orgânica crua

Cada parte da abóbora é um verdadeiro superalimento. As sementes de abóbora não são exceção. Alcalinizam o corpo e são ricos em proteínas, ferro, magnésio, sódio, biotina e ácidos ômega-3. Devido às suas propriedades alcalinizantes, as sementes de abóbora, assim como as amêndoas, melhoram o estado de todo o corpo. As sementes de abóbora aumentam o humor e os níveis de energia e, claro, fortalecem as unhas, a pele e o cabelo. Ao comer ¼ de xícara por dia, você vai suprir totalmente as necessidades diárias.

Escolha sempre sementes cruas e orgânicas em vez de torradas e salgadas.

  1. Farinha de aveia

Este é talvez o superalimento mais barato e acessível. Os grãos integrais são uma parte essencial de qualquer tipo de dieta. Escolha arroz selvagem, aveia, cevada, centeio, arroz integral, arroz preto ou quinua. A aveia tem um efeito benéfico no estado da pele, unhas e cabelo. Ele contém fibras, proteínas, biotina, vitaminas B, antioxidantes, magnésio e potássio. A aveia reduz a inflamação, limpa a pele, reduz os níveis de estresse e melhora a nutrição celular. Experimente mergulhar a aveia durante a noite ou usar iogurte de coco para um delicioso café da manhã.

Escolha aveia orgânica não modificada geneticamente, ideal se for grãos inteiros ou, como último recurso, minimamente processada. Isso garante a ausência de toxinas e alérgenos.

Outros produtos que seu cabelo adora:

  • Nozes

Todos os vegetais verdes

Quinoa

  • Arroz selvagem

Sementes de chia

Abacate

Sementes de cânhamo

Tahini (pasta de gergelim)

Lentilhas

Ervilhas

Feijões

Bagas

Basta adicionar mais desses alimentos à sua dieta diária e ver como seu cabelo, pele e unhas se transformam!

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