5 erros de perder peso

5 erros de perder peso

Dois meses de dieta, e o resultado são uns infelizes três quilos! Situação familiar? Então é hora de descobrir quais erros cometemos ao declarar guerra ao excesso de peso.

Erro. O valor energético das frutas não é o mesmo. Em maçãs ácidas, limões, toranjas, marmelos ou cranberries, varia de 30-45 kcal por 100 g de produto. Para os mais doces, como peras, uvas, bananas, pêssegos, esse número chega a 65-90 kcal. Os frutos secos têm um teor calórico ainda mais elevado: 100 g de damascos secos, tâmaras, figos e passas contêm 250 a 300 kcal. Portanto, falar de frutas como um produto dietético nem sempre é correto, mesmo quando se trata de variedades ácidas. E tudo porque os ácidos de frutas contidos nesses produtos abrem um apetite brutal. Por isso, os nutricionistas aconselham combinar variedades de frutas agridoces, preparando a partir delas saladas de frutas, que podem ser consumidas como um prato independente, por exemplo, no café da manhã ou no jantar.

Quanto menos você comer, mais fina será sua cintura.

Erro. Uma refeição por dia é inimiga da magreza. A prática mostra que a fome forte provoca excessos. É por isso que os nutricionistas aconselham você a comer de 3 a 5 vezes ao dia, mas aos poucos. Ao mesmo tempo, é importante não pular o café da manhã, insistem, já que a primeira refeição dá uma sensação de saciedade por muito tempo, permitindo abrir mão de lanches inúteis, que, em média, acrescentam mais 600 quilocalorias ao dieta diária.

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No dia seguinte a comer demais, é melhor morrer de fome.

Erro. Punir-se pela incontinência com o jejum é extremamente prejudicial à saúde, porque a fome é o estresse, que se triplica em um contexto de alimentação igualmente estressante. É por isso que, no dia seguinte ao “festival do ventre”, é melhor organizar um dia de jejum para você com frutas e kefir ou com sopas de vegetais. Também restaura bem o cardápio de coalhada e iogurte, com coalhada de baixa caloria e iogurtes desnatados. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que faz sentido iniciar uma refeição apenas com a aparência de uma sensação de fome.

Erro. Nem toda salada tem o direito de ser chamada de prato dietético. Especialmente se forem adicionadas batatas cozidas, milho, carne, maionese e ovos. Lembre-se de que uma colher de sopa de maionese contém 100-150 calorias e, no total, todos os ingredientes extrairão 700-900 calorias. Portanto, é improvável que você possa realmente perder peso com essas saladas. Mas as saladas feitas de vegetais verdes ou raízes brancas podem muito bem passar por um prato dietético. Assim, durante a dieta, os especialistas recomendam preparar saladas de aspargos cozidos, alface, agrião, raiz de salsa, raiz de aipo, pimentão, alga, repolho branco, brócolis, couve-rábano ou couve de Bruxelas. Você pode adicionar algumas ervilhas a esses vegetais básicos, tempere com suco de limão e óleo vegetal (ou iogurte desnatado).

A geleia pode ser consumida mesmo durante uma dieta.
Erro. Se compararmos a geleia de fruta com um bolo, então a vantagem, claro, ficará do lado do primeiro, porque 100 g de geleia mal chega a 300 quilocalorias, enquanto o teor calórico do bolo será três vezes maior – cerca de 900 kcal. No entanto, a geleia durante uma dieta deve ser consumida o menos possível. O fato é que, além do açúcar e da gelatina, a maioria dessas sobremesas contém corantes alimentícios, sabores e outras “químicas” alimentares que inibem o metabolismo. Mas durante uma dieta, a principal tarefa de perder peso é acelerar os processos metabólicos, forçando o corpo a queimar as reservas de gordura. Por isso, em vez das sobremesas à base de geleia, é preferível dar preferência às frutas e aos frutos secos. É verdade que é importante usar este último em pequenas porções, não mais do que 3-4 peças de cada vez, caso contrário, o ganho de peso é garantido.