Compreendendo e lidando com ondas de calor

Compreendendo e lidando com ondas de calor

Quer você sinta medo ou tenha um aviso, a menopausa é um fato da vida.

Duas das queixas mais comuns sobre a menopausa são ondas de calor e suores noturnos . Este sintoma desconfortável afeta aproximadamente três quartos de todas as mulheres na perimenopausa (o período antes da menopausa real). Depois que a mulher atinge a menopausa, ela pode continuar a ter ondas de calor por 6 meses a 5 anos e, em algumas mulheres, podem durar 10 anos ou até mais, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS).

O que é uma onda de calor?

Uma onda de calor é uma sensação de calor intenso, não causada por fontes externas. As ondas de calor podem aparecer repentinamente ou você pode senti-las se aproximando. Você pode experimentar:

formigamento em seus dedos

seu coração batendo mais rápido que o normal

sua pele está quente, de repente

seu rosto ficando vermelho ou corado

suor , especialmente na parte superior do corpo

Quanto tempo duram as ondas de calor?

Freqüentemente, as ondas de calor acontecem repentinamente, mas a duração de cada uma delas varia. Alguns flashes quentes passam após alguns segundos, enquanto um flash quente longo pode durar mais de 10 minutos. Em média, as ondas de calor duram cerca de quatro minutos.

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A frequência das ondas de calor também varia. Algumas mulheres têm algumas ondas de calor por semana, enquanto outras podem ter várias durante uma hora. Dependendo de onde você está na perimenopausa, isso pode mudar. Há uma variedade de tratamentos e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a diminuir os sintomas e a frequência das ondas de calor.

O que causa ondas de calor?

Não está exatamente claro o que causa as ondas de calor. Vários estudos estão tentando entendê-los. Há evidências claras de que as ondas de calor resultam de alterações hormonais no corpo. Sua conexão com outros problemas de saúde, como diabetes, também está sendo estudada. Acredita-se que a obesidade e a síndrome metabólica aumentem a incidência de ondas de calor. Algumas mulheres mal percebem as ondas de calor ou as consideram um aborrecimento menor. Para outros, a intensidade pode afetar sua qualidade de vida de forma bastante negativa.

Gatilhos de flash quente

Os gatilhos de cada mulher para ondas de calor podem ser um pouco diferentes, mas alguns dos mais comuns incluem:

bebendo álcool

consumir produtos com cafeína

comendo comidas picantes

estar em uma sala quente

sentindo-se estressado ou ansioso

vestindo roupas justas

fumar ou ser exposto à fumaça do cigarro

curvando-se

Você pode começar a manter um diário sobre seus sintomas. Escreva o que você estava fazendo, comendo, bebendo, sentindo ou vestindo quando cada onda de calor começou. Depois de várias semanas, você pode começar a ver um padrão que pode ajudá-lo a evitar gatilhos específicos.

Prevenindo ondas de calor

Você pode reduzir a frequência das ondas de calor se descobrir quais são os gatilhos e evitá-los. Embora isso não evite completamente as ondas de calor, você pode notar que os sintomas são menos frequentes.

Nenhum tratamento é garantido para prevenir ondas de calor, mas existem opções que podem ajudá-lo a controlar seus sintomas. O objetivo do tratamento geralmente é diminuir a gravidade e a frequência das ondas de calor. Você pode considerar mudanças no estilo de vida, terapia de reposição hormonal, medicamentos prescritos ou terapias alternativas. Conversar com seu médico pode ajudá-lo a decidir sobre a melhor abordagem para ajudar a prevenir as ondas de calor.

Métodos de alívio rápido

Algumas mulheres conseguem controlar as ondas de calor com algumas ferramentas ou técnicas simples. Aqui estão algumas maneiras simples de encontrar alívio:

vestir-se em camadas, mesmo nos dias mais frios, para que você possa ajustar suas roupas de acordo com o que está sentindo

tomando um gole de água gelada no início de uma onda de calor

vestindo roupas de dormir de algodão e usando lençóis de algodão

mantendo uma bolsa fria em sua mesa de cabeceira

Conselhos sobre suplementos

Muitas mulheres estão recorrendo a produtos naturais para ajudar a controlar ondas de calor e suores noturnos . Se você toma produtos naturais ou suplementos, é importante que você mencione isso ao seu médico e farmacêutico sempre que discutir sua saúde e medicamentos. Alguns produtos podem interferir com medicamentos de venda livre e prescritos.

Ervas e óleos essenciais

Embora os estudos médicos não tenham comprovado sua eficácia na redução das ondas de calor, algumas mulheres consideram que certos produtos à base de ervas são úteis. Esses incluem:

Cohosh preto ( Actaea racemosa , Cimicifuga racemosa ). Não tome este medicamento se tiver uma doença hepática.

Trevo vermelho ( Trifolium pratense ). Esta erva pode aumentar a chance de sangramento.

Dong quai ( Angelica sinensis ). Esta erva interage com o anticoagulante warfarina (Coumadin).

Óleo de onagra ( Oenothera biennis ). Este óleo essencial pode afetar anticoagulantes e alguns medicamentos psiquiátricos.

Soja. Este suplemento pode causar dores de estômago leves , constipação e diarreia . Mulheres com histórico de câncer relacionado ao estrogênio na família podem não querer comer soja.

Verifique com seu médico antes de tomar qualquer um desses produtos. As ervas podem interferir com medicamentos e agravar distúrbios, além do que está listado aqui. Os produtos fitoterápicos não são monitorados quanto à qualidade e pureza pelo FDA.

Terapia de reposição hormonal (TRH)

A popularidade da terapia de reposição hormonal (TRH) aumentou e diminuiu ao longo dos anos. O tratamento com hormônios sintéticos pode ser uma opção para algumas mulheres cujas ondas de calor são debilitantes e afetam muito a qualidade de vida.

Os suplementos de estrogênio nivelam a quantidade de estrogênio em seu sistema, reduzindo a incidência e a gravidade das ondas de calor e suores noturnos. O estrogênio é geralmente administrado com progesterona para reduzir o risco de desenvolver câncer endometrial . Pode ser tomado por comprimido, por meio de um creme ou gel vaginal ou de um adesivo. Um médico pode ajudá-lo a tomar decisões se você for candidato à TRH. Muitas mulheres não poderão tomar hormônios ou hormônios bioidênticos e seu médico fará um histórico médico completo.

Tratamentos não hormonais

Descobriu-se que outros medicamentos ajudam mulheres cujas ondas de calor e suores noturnos são difíceis de controlar. Embora não tenham sido desenvolvidos diretamente para esse propósito, algumas mulheres os consideram eficazes. Converse com seu médico para escolher se esses medicamentos podem ser apropriados para você e sua situação.

A gabapentina e a pregabalina, geralmente administradas para dores ou convulsões mediadas pelos nervos, oferecem alívio para algumas mulheres. Os antidepressivos venlafaxina (Effexor), fluoxetina (Prozac) e paroxetina (Paxil) também se mostraram eficazes no tratamento das ondas de calor.

Terapias alternativas

A acupuntura pode ser útil, sem os efeitos colaterais da medicação. Um estudo publicado em 2011 descobriu que mulheres que fizeram acupuntura tiveram significativamente menos sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor, do que aquelas que fizeram tratamentos simulados. A acupuntura simulada é uma agulha superficial que não estimula um ponto verdadeiro de acupuntura. É uma forma de testar se a acupuntura é eficaz ou não.

Outro estudo trabalhou com uma grande amostra de mulheres com câncer de mama. Os tratamentos para o câncer de mama costumam desencadear ondas de calor. Os participantes que usaram acupuntura tiveram menos frequência e intensidade das ondas de calor.

A meditação também pode ser muito bem-sucedida em ajudar a controlar os níveis de estresse. O estresse é um gatilho comum para muitas mulheres. Fazer um treinamento de gerenciamento de estresse em sua comunidade pode levar a vários outros benefícios em sua saúde e qualidade de vida.

Mudancas de estilo de vida

As escolhas de estilo de vida podem ter um impacto tão grande em seu corpo quanto qualquer medicamento ou suplemento que você tome. Ter um estilo de vida saudável pode reduzir a incidência e a gravidade das ondas de calor e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose . Esteja ciente das seguintes maneiras de melhorar sua saúde:

Faça uma dieta bem balanceada e controle o tamanho das porções.

Faça exercícios regularmente .

Pare de fumar e fique longe do fumo passivo.

Assim como não existem duas mulheres iguais, também não são as maneiras como seus corpos reagirão ao tratamento para ondas de calor. Se um método parece não funcionar para você, outro pode. Converse com seu médico se nenhuma das ferramentas comuns de gerenciamento de ondas de calor estiver ajudando.

Por mais difícil que seja imaginar no meio de sua própria onda de calor pessoal, isso também passará. Para obter mais informações sobre como obter o máximo dos anos da menopausa, continue lendo sobre a menopausa .