É possível perder peso durante a menopausa?

É possível perder peso durante a menopausa?

Apesar de todos os esforços – dieta e preparo físico – os quilos extras não vão embora. Para perder o excesso e recuperar a harmonia, é importante antes de tudo descobrir as verdadeiras causas do problema.

Mito número 1. A causa do excesso de peso durante a menopausa é uma diminuição na produção de estrogênio

Na verdade: NENHUM ISSO

Com a idade, a quantidade de estrogênio no corpo da mulher diminui, o que geralmente leva a dificuldades para manter o peso. A condição da pele também piora – torna-se menos elástica, perde o tom. Junto com isso, há uma redistribuição do tecido adiposo de acordo com o tipo abdominal – aparece um “travesseiro” gorduroso no abdômen. Se o peso aumentar rapidamente, isso pode provocar o desenvolvimento da síndrome metabólica da menopausa. É caracterizada por obesidade abdominal, desenvolvimento de resistência à insulina por deficiência de estrogênio, além de dislipoproteinemia – alteração na composição das lipoproteínas sanguíneas (HDL e LDL).

Para identificar e confirmar uma diminuição significativa na característica estrogênica da menopausa, recomenda-se a realização de estudos:

Para diagnosticar a síndrome metabólica e diabetes mellitus, você pode realizar um complexo 99-00-860 – Avaliação da resistência à insulina: glicose (jejum), insulina (jejum), cálculo do índice HOMA-IRe também teste 23-10-002 – Hemoglobina glicosilada (HBA1c), que é um marcador de aumento persistente do açúcar no sangue.

Mito número 2. O ganho de peso está associado a distúrbios da tireoide

Na verdade sim

O ganho de peso geralmente é causado por uma diminuição na função da tireoide, que regula o metabolismo basal. Os hormônios tireoidianos estimulam um aumento na utilização de carboidratos, metabolismo de proteínas e aumentam a degradação de gorduras, ajudando assim a manter a magreza e o peso normal. Com a falta desses hormônios (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento e as gorduras não são decompostas de forma tão eficiente.

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O motivo dessa condição pode ser a falta de iodo no corpo, cuja assimilação, por sua vez, depende do nível de TSH, o hormônio estimulador da tireoide. O TSH, por meio da ativação de seu receptor, estimula o fluxo de iodo para o tireócito (células epiteliais da glândula tireoide), a formação de iodotironina, a clivagem da tireoglobulina com liberação de hormônios tireoidianos.

Com a hipofunção da glândula tireoide, o fluxo de iodo para o tireócito e a quebra da tireoglobulina aumentam; com a hiperfunção, o fluxo de iodo e a quebra da tireoglobulina são inibidos.

Com a diminuição da ingestão de iodo no corpo, o TSH ativa os receptores, enquanto o nível de TSH não aumenta, mas a própria glândula aumenta de tamanho (hipertrofia, bócio endêmico). Com a deficiência de iodo, a sensibilidade do receptor diminui e o nível de TSH e hormônios tireoidianos (T4 livre) aumenta.

Para triagem e prevenção de doenças da tireoide, recomenda-se fazer um exame abrangente e doar sangue para análise de acordo com os seguintes indicadores:

Mito número 3. Excesso de peso durante a menopausa pode causar fraturas

Na verdade sim

O estradiol nas mulheres é um verdadeiro “protetor” do tecido ósseo, não permite que o hormônio da paratireóide “tire” o cálcio do osso. A perda óssea afeta principalmente mulheres na pós-menopausa – uma em cada três sofre de osteoporose. Além dos distúrbios hormonais, a causa desta doença pode ser uma predisposição hereditária a fraturas, ingestão insuficiente de cálcio e deficiência de vitamina D, uso prolongado de certos medicamentos (glicocorticosteróides, anticonvulsivantes, medicamentos para a tireoide).

Para confirmar o diagnóstico de osteoporose, avaliar o estado do metabolismo mineral e do metabolismo ósseo a fim de selecionar o suporte farmacoterapêutico adequado, uma série de estudos podem ser realizados no CITILAB, incluindo os complexos:

É sabido com segurança que tal conexão existe. No entanto, as razões para o “início” do crescimento do tumor estão sendo especificadas. Muitos cientistas acreditam que a carcinogênese, neste caso, é desencadeada por gorduras trans.

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Na verdade, essas são formações de polímero que se formam após o aquecimento repetido do óleo. Quantidades significativas de gorduras trans são encontradas em confeitaria comercial, alimentos de conveniência, molhos (maionese, ketchup), pastas (substituto da manteiga), sopas rápidas e queijos de manteiga hidrogenados.

A obesidade é um fator de risco confiável para câncer de endométrio, adenocarcinoma de esôfago, câncer de estômago, fígado, rim, câncer de mama e câncer de ovário. Em muitos casos, a obesidade é consequência da síndrome metabólica, um dos sinais da qual nas mulheres é o aumento do volume da cintura superior a 88 cm, pelo que, para eliminar os riscos, recomenda-se a realização de exames regulares para detecção precoce de câncer.

Por exemplo, CITILAB é o operador oficial tela ESPIRE de teste inovador (código de serviço 2500)… O estudo revela o risco de doenças oncológicas e inflamatórias, intoxicações crônicas, distúrbios metabólicos mesmo quando não há sintomas (!). Na Alemanha, o ESPIRE Screen é obrigatório, sem ele não é emitido seguro de vida médico.

Mito número 5. O treinamento com pesos pode ajudá-lo a perder peso durante a menopausa

Na verdade sim

No contexto da extinção da função dos ovários, o metabolismo desacelera, os quilos extras se acumulam imperceptivelmente e o lugar da massa muscular, que “derrete”, é ocupada por depósitos de gordura. Músculos fortes são a base da longevidade. Os cientistas provaram que o treinamento de força é especialmente importante durante a menopausa. Eles aceleram o metabolismo, melhoram a circulação sanguínea e o tom da pele. Basta fazer exercícios 1 a 2 vezes por semana durante 45 minutos para manter os indicadores de peso normais. Você pode adicionar massagem de drenagem linfática a eles uma vez a cada 10-14 dias: ajuda a remover o excesso de fluidos, tonifica e torna a pele lisa.

Como ficar tonificado e magro durante a menopausa?

Se tudo estiver dentro da faixa normal, reconsidere sua dieta:

Não corte abruptamente sua dieta. Reduzir as porções ao mínimo, ao contrário, faz com que o corpo comece a armazenar gordura. A desnutrição reduz o desempenho e leva à quebra de alimentos, especialmente à noite.

A dieta deve ser equilibrada. Muitas mulheres, para perder peso, começam a seguir mono-dietas – maçã, arroz, kefir. Como resultado, eles limitam a ingestão de grupos alimentares inteiros contendo nutrientes importantes, como proteínas. Essas dietas não trazem resultados tangíveis e os quilos voltam rapidamente.

Controle seu estresse. Um aumento no nível dos hormônios do estresse – adrenalina e cortisol – no sangue causa uma diminuição na sensibilidade das células à insulina. Como resultado, o excesso de glicose é armazenado na forma de gordura corporal. Para aliviar o estresse, dê um passeio no parque, ande de bicicleta, vá a um balneário ou faça uma massagem. Resumindo, faça algo de bom para você.

Coma fracionariamente. Isso ajudará a manter sua taxa metabólica em um nível adequado. Três refeições e dois lanches são o caminho a percorrer.

Não elimine completamente seus alimentos favoritos. Uma fatia de chocolate amargo, uma xícara de morangos frescos com creme são permitidos. Coma alimentos “proibidos” um pouco e não mais do que 1-2 vezes por semana, de preferência pela manhã.

Seja saudável e bonita!