Os benefícios para a saúde da spirulina

A espirulina pode ajudar a baixar o colesterol

  • Benefícios para a saúde
  • Possíveis efeitos colaterais
  • Dosagem e preparação
  • O que procurar

A espirulina é um tipo de alga verde-azulada que contém vários nutrientes, incluindo vitaminas B, beta-caroteno e vitamina E. A espirulina também contém antioxidantes, minerais, clorofila e ficocianobilina e é comumente usada como fonte de proteína vegana.

Benefícios para a saúde

Entre os proponentes, a espirulina tem sido usada para apoiar uma série de condições de saúde, incluindo fadiga, colesterol alto, triglicerídeos altos e infecções virais.

Os supostos benefícios da espirulina também incluem perda de peso, aumento de energia e estimulação do sistema imunológico.

Até o momento, poucos estudos em humanos exploraram os benefícios da espirulina para a saúde. No entanto, estudos preliminares sugerem que a espirulina pode ser promissora para as seguintes condições.

Colesterol alto

A espirulina é uma promessa para distúrbios lipídicos, como colesterol alto ou triglicerídeos altos, de acordo com um estudo publicado no Annals of Nutrition and Metabolism . Para o estudo, adultos mais velhos saudáveis ​​consumiram espirulina ou um placebo. Após quatro meses, a espirulina foi associada a reduções significativas do colesterol. 1

Alergias

A espirulina é promissora no tratamento da rinite alérgica (alergia nasal), de acordo com uma revisão publicada em 2009. 2  De fato, um estudo publicado anteriormente com pessoas com rinite alérgica encontrou vários benefícios para o consumo da espirulina, incluindo melhora nos sintomas como secreção nasal , espirros, congestão e coceira. 3

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Diabetes

Em um estudo de 2008 envolvendo 37 pessoas com diabetes tipo 2 , os pesquisadores descobriram que aqueles atribuídos a 12 semanas de suplementação de espirulina experimentaram uma redução significativa nos níveis de gordura no sangue. Os benefícios da espirulina também incluíram uma diminuição da inflamação e, para algumas pessoas, uma diminuição da pressão arterial e do colesterol. 4

Em outro pequeno estudo, 15 pessoas com diagnóstico de diabetes que não estavam usando insulina tomaram 2 gramas de espirulina por dia em forma de suplemento durante dois meses. 5  Eles não mudaram nenhum outro fator de sua dieta ou estilo de vida. No final do período de estudo, os participantes viram uma redução nos níveis de açúcar no sangue, colesterol e triglicérides.

Câncer Oral

A espirulina pode oferecer alguma proteção contra o câncer oral, de acordo com um pequeno estudo de mascadores de tabaco com lesões orais pré-cancerosas. Por 12 meses, os membros do estudo tomaram uma dose diária de espirulina ou um placebo . No final do estudo, as lesões desapareceram em 20 dos 44 participantes que haviam consumido espirulina (em comparação com três dos 43 participantes designados para o grupo de placebo). 6

Possíveis efeitos colaterais

Embora poucos efeitos adversos estejam associados ao uso da espirulina, o consumo da espirulina pode causar dores de cabeça, reações alérgicas, dores musculares, sudorese e insônia em alguns casos. Pessoas com alergia a frutos do mar, algas e outros vegetais do mar devem evitar a espirulina.

Se você tem problemas de tireoide, distúrbio autoimune, gota, cálculos renais, fenilcetonúria ou está grávida ou amamentando, a espirulina pode não ser apropriada para você. Você deve consultar seu médico antes de tomá-lo.

É possível que a espirulina cultivada na natureza possa absorver toxinas da água, como microcistinas (conhecidas por causar danos graves ao fígado), poluentes e metais pesados. A maior parte da espirulina vendida nos Estados Unidos é cultivada em laboratórios.

Como acontece com todos os suplementos , é importante consultar seu médico antes de usar a espirulina para discutir se é apropriado para você e se pode ser consumida em combinação com outros medicamentos e / ou suplementos que você possa estar tomando.

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Dosagem e preparação

Não há dados científicos suficientes para fornecer uma dose recomendada de espirulina. Várias doses de espirulina têm sido usadas em pesquisas.

Por exemplo, em vários estudos que examinaram os benefícios da espirulina para o colesterol alto, foram usadas doses de 1-8 gramas por dia durante quatro semanas a seis meses. Para saber mais sobre seus efeitos na hipertensão, um estudo administrou uma dose de 4,5 gramas de algas verde-azuladas espirulina diariamente durante seis semanas. 7  Outro estudo com pacientes com diabetes tipo 2 administrou um produto contendo 1 grama de espirulina duas vezes ao dia durante dois meses. 8

A dose apropriada para você pode depender de fatores incluindo sua idade, sexo e histórico médico. Fale com o seu médico para obter aconselhamento personalizado.

O que procurar

A espirulina costuma ser vendida em pó, mas também está disponível em cápsulas, comprimidos e sucos. O pó às vezes é adicionado a smoothies.

Embora haja um grande número de espécies de algas verde-azuladas comumente referidas como “espirulina”, a maioria dos suplementos de espirulina contém Aphanizomenon flos-aquae , Spirulina maxima e / ou Spirulina platensis .

Como acontece com todos os suplementos, é importante examinar o rótulo “Fatos sobre o suplemento” em qualquer produto que você comprar. Este rótulo conterá informações vitais, incluindo a quantidade de ingredientes ativos por porção e quaisquer outros ingredientes que possam estar no produto.

Por último, procure um produto que contenha um selo de aprovação de uma organização terceirizada que fornece testes de qualidade. Essas organizações incluem US Pharmacopeia, ConsumerLab.com e NSF International. O selo de aprovação de uma dessas organizações não garante a segurança ou eficácia do produto, mas garante que o produto foi fabricado corretamente, contém os ingredientes listados no rótulo e não contém níveis prejudiciais de contaminantes.