Por que as mulheres ganham peso durante a menopausa

Por que as mulheres ganham peso durante a menopausa

Para a maioria das mulheres, a perimenopausa – a transição para a menopausa – começa aos 40 anos. Todo o processo da menopausa geralmente leva cerca de quatro anos e começa com os ovários produzindo menos estrogênio.

Uma mulher é considerada menopáusica se não tiver menstruado há 12 meses. estes geralmente ocorrem entre 46 e 52 anos de idade.

Os sintomas da menopausa podem incluir períodos irregulares, afrontamentos, fadiga, seios moles, suores noturnos, secura vaginal, problemas de sono, mau humor e diminuição da libido.

Durante a menopausa, as alterações hormonais podem afetar a maneira como a gordura é distribuída no corpo, mas o envelhecimento provavelmente é a causa de qualquer ganho de peso associado à menopausa.

No entanto, ganhar peso não é inevitável. Há muito que você pode fazer para combater o ganho de peso à medida que envelhece.

Por que as mulheres ganham peso durante a menopausa O envelhecimento é provavelmente a causa de qualquer ganho de peso associado à menopausa. Mudanças hormonais mudam onde o corpo deposita gordura

Certas áreas, como o estômago, são mais propensas a ganhar peso durante a menopausa. Isso ocorre porque a mudança nos hormônios, que leva a uma proporção mais alta de testosterona para estrogênio, altera o local onde o corpo deposita gordura . A gordura vem dos quadris e se deposita ao redor da cintura .

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Mas as mudanças hormonais envolvidas na menopausa não são a razão de você engordar.

Por que as mulheres ganham peso durante a menopausa Uma proporção mais alta de testosterona para estrogênio devido à menopausa pode restaurar o peso dos quadris até a cintura. Maridav / Shuttertock

O envelhecimento é a verdadeira causa

O ganho de peso associado à menopausa é: subproduto do envelhecimento .

À medida que envelhecemos, nosso corpo para com a mesma eficiência de antes. A massa muscular começa a diminuir – um processo conhecido como “sarcopenia” – e a gordura começa a aumentar.

E como a massa muscular é um dos fatores determinantes na velocidade do progresso do seu metabolismo, quando sua massa muscular diminui, seu corpo começa a queimar menos calorias. Isso pode tornar mais difícil manter o peso.

À medida que envelhecemos, tendemos a continuar com os mesmos hábitos alimentares, mas não aumentamos nossa atividade . Na verdade, dores podem fazer com que algumas pessoas se reduzam ativamente.

Se não compensar o processo de envelhecimento e a alteração na composição corporal pode levar ao ganho de peso.

E isso também se aplica aos homens – é tão provável que ganhe peso como resultado desse processo chamado sarcopenia.

Menopausa e ganho de peso cobram seu preço

Devido a uma mudança na distribuição da gordura corporal e ao aumento da circunferência da cintura , a menopausa também pode aumentar o risco de outras condições de saúde.

Após a menopausa, seus ovários esgotam os hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos – relaxados e abertos – o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Sem estrogênio, ou em quantidades menores, você começa a acumular o colesterol ruim (conhecido como lipoproteína de baixa densidade ou colesterol LDL) nas artérias. Pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.

Se você tem menos estrogênio, também pode perder massa óssea e o risco de osteoporose , tornando seus ossos mais propensos a fraturas.

O que você pode fazer?

O ganho de peso associado ao envelhecimento não é inevitável. Há várias coisas que você pode fazer para manter o peso à medida que envelhece.

Exercício 1

incorpore exercícios diários regulares , com uma mistura de intensidade e variedade de atividades. Tente incluir exercícios de fortalecimento corporal dois dias por semana.

2. Pese-se – mas não muito

Pese-se uma vez por semana no mesmo horário e dia para monitorar a tendência ao longo do tempo. Mais do que isso só vai criar uma fixação com o peso. As flutuações de peso do dia a dia são esperadas.

Por que as mulheres ganham peso durante a menopausa Pesar-se regularmente pode ajudá-lo a monitorar seu peso ao longo do tempo. Stock Asso / Shutterstock

3. Crie hábitos positivos

Crie hábitos positivos substituindo comportamentos negativos. Por exemplo, em vez de passar uma noite sem pensar nas redes sociais ou ligar a TV e comer casualmente, substitua-o por um comportamento positivo, como aprender um novo hobby, ler um livro ou ler para passear.

4. Coma mais devagar

Coma alimentos longe de distrações tecnológicas e diminua o consumo de alimentos.

Experimente usar uma colher de chá ou pauzinhos e mastigar bem a comida enquanto diminui o consumo de alimentos e reduz a quantidade consumida .

5. Desligue a tecnologia:

Desligue a tecnologia ao anoitecer para melhorar seu sono. A radiação de luz azul de telefones, tablets e outros dispositivos diz ao seu cérebro que é dia, em vez de noite, que o manterá acordado.

A falta de sono (menos de seis horas por noite) pode comprometer sua capacidade de tomar decisões, o que pode levar a escolhas prejudiciais que contribuem para o ganho de peso.

6. Lute contra os desejos de açúcar naturalmente

Se você deseja açúcar, é melhor comer alimentos naturais ricos em açúcar e gordura primeiro. Algumas opções excelentes são frutas, nozes, abacates e 100% produtores de nozes. Esses alimentos fornecem os mesmos produtos químicos que fazem bem ao cérebro dos alimentos processados ​​e fast food, e nos deixam saciados.