RAlimentos para queda de cabelo

Alimentos para queda de cabelo: 5 coisas que você pode comer para ter um cabelo mais cheio e saudável

A nutrição desempenha um papel importante na saúde do seu cabelo. Descubra os cinco principais alimentos que promovem uma cabeça de cabelo mais cheia.

Você está preocupado com a perda de cabelo? Muitas pessoas ignoram um fator importante quando se trata de prevenir e tratar a queda de cabelo: dieta. Deficiências nutricionais podem causar queda de cabelo, mas comer os alimentos certos também pode levar a cabelos mais cheios e saudáveis.

“Garantir uma dieta saudável e variada – que inclui fontes de antioxidantes, ferro, vitamina D e biotina – pode promover a saúde do cabelo”, disse Eric Rudnick, MD, dermatologista e dermatopatologista credenciado, ao WebMD Connect to Care.

Vejamos cinco dos melhores tipos de alimentos para queda de cabelo.

1. Peixe gordo

Alguns tipos de peixes que possuem ácidos graxos essenciais, incluindo ômega-3 e vitamina D são:

  • Atum
  • Cavalinha
  • Salmão
  • arenque

Peixes gordurosos também são uma boa fonte de proteínas, selênio e vitaminas B, que ajudam a promover cabelos saudáveis, de acordo com um artigo de 2017 publicado na Dermatology Practical and Conceptual .

2 ovos

Os ovos são como os multivitamínicos da natureza porque contêm uma variedade de vitaminas, minerais e nutrientes. Alguns deles relacionados ao cabelo saudável incluem proteína, biotina, selênio e zinco.

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Os ovos são uma grande fonte de proteína, importante para prevenir a queda de cabelo . Uma dieta baixa em proteínas coloca o crescimento do cabelo em uma fase de “repouso”, o que pode levar à queda e menor crescimento do cabelo.

Os ovos também contêm biotina, uma vitamina B importante para a saúde do cabelo, da pele e das unhas. O baixo teor de biotina tem sido associado à perda de cabelo, bem como à perda da cor do cabelo. Um estudo de 2016 no International Journal of Trichology descobriu que 38% das mulheres que disseram ter queda de cabelo eram deficientes em biotina. Comer clara de ovo sem a gema pode predispor à deficiência de biotina.

3. Folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes escuras estão cheios de nutrientes que previnem a queda de cabelo. Algumas boas escolhas são:

  • Couve
  • Espinafre
  • Collards

Estes contêm vitamina A, ferro, beta-caroteno, ácido fólico e vitamina C.

Uma xícara de espinafre cozido contém cerca de 6 miligramas de ferro, um nutriente importante para um cabelo forte e saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o  baixo teor de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo. Também está relacionado a muitos tipos diferentes de queda de cabelo.

A vitamina A é outro nutriente importante encontrado nas folhas verdes que desempenha um papel importante na saúde do cabelo. Ajuda o corpo a produzir sebo, um óleo que protege os cabelos hidratando o couro cabeludo.

4. Frutas

Frutas ricas em compostos que são importantes para o cabelo saudável, incluindo vitamina C e antioxidantes, incluem:

  • Bagas
  • Cerejas
  • Damascos
  • Uvas
  • Laranjas

Essas frutas contêm vários antioxidantes, incluindo vitamina C , que pode ajudar a proteger os folículos capilares dos radicais livres. A vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro e a produzir colágeno, que é uma das proteínas que constrói o cabelo e ajuda a prevenir a queda de cabelo.

5. Nozes e sementes

Esses alimentos ricos em nutrientes têm muitos nutrientes que são importantes para prevenir a queda de cabelo, incluindo vitamina E, zinco, selênio e ácidos graxos ômega-3. Se você está preocupado com a queda de cabelo, algumas das melhores escolhas são:

  • Nozes
  • castanha-do-pará
  • Amêndoas
  • Sementes de linhaça
  • Sementes de chia

Zinco e selênio são oligoelementos essenciais que seu corpo não consegue produzir, por isso é importante obtê-los por meio de alimentos como nozes e sementes. Esses oligoelementos são importantes para o crescimento do cabelo, e estar com pouca quantidade deles pode levar à queda de cabelo, de acordo com uma revisão de 2019 na Dermatology and Therapy .

Obtenha ajuda agora

Quanto mais cedo você resolver os sintomas da queda de cabelo, maior será a probabilidade de evitar danos irreversíveis. Focar na dieta é importante para a queda de cabelo, mas se você está preocupado com uma deficiência nutricional, não espere para procurar ajuda. Fale com um profissional médico hoje para começar sua jornada rumo a uma cabeça de cabelo mais cheia.