Sintomas de deficiência de magnésio: como você reconhece os sinais

Sintomas de deficiência de magnésio: como você reconhece os sinais

Sabemos que o magnésio é o mineral indispensável para a produção de energia e o funcionamento de nossos músculos e nervos . Como o magnésio incorpora todas as células do nosso sistema junto com o potássio, uma deficiência é tudo menos desejável. Portanto, é preocupante que as estimativas dos holandeses com deficiência de magnésio variem de 60 a 80 por cento . É por isso que é importante reconhecer atempadamente essa carência. Felizmente, nossos corpos comunicam certos sinais quando há níveis insuficientes desse mineral essencial. Você quer saber o que são? Neste blog, discutimos os sintomas de deficiência de magnésio. 

Para que serve o magnésio?

O mineral é bom para as funções celulares e musculares, atividade enzimática, sistema nervoso e regulação do humor. Por exemplo, o magnésio influencia várias vias de neurotransmissão, tornando-o eficaz para sentimentos de depressão . 1,2 Devido às suas funções amplamente suportadas – ele desempenha um papel em nada menos que 300 processos bioquímicos – também descrevemos o mineral como o pau para toda obra no campo da vitalidade. 3

O que uma deficiência de magnésio faz?

Dependendo do nosso peso corporal, precisamos de uma média de 350 mg de magnésio por dia. Infelizmente, em parte devido aos solos esgotados devido à agricultura intensiva, tornou-se mais difícil atender às nossas necessidades apenas com alimentos. 4,5 Um mau desenvolvimento, principalmente porque nosso corpo não é capaz de fazer o mineral em si e a capacidade de absorção diminui gradativamente com o passar dos anos. A deficiência de magnésio – especialmente em idosos – está, portanto, rapidamente à espreita. 6,7

Os primeiros sinais de deficiência de magnésio

Você percebe os primeiros sinais de deficiência por meio de fadiga e cãibras nos músculos . Isso tem a ver com a influência do magnésio no metabolismo produtor de energia (metabolismo) e no chamado balanço eletrolítico . Esse equilíbrio garante o funcionamento adequado dos minerais (eletrólitos) nas funções corporais, como coração, músculos e sangue.

Além disso, o estresse desempenha um papel (duplo) nos níveis insuficientes de magnésio. Por exemplo, uma deficiência aumenta a sensação de estresse e, por sua vez, o estresse aumenta a necessidade do mineral. 8

Quais são os sintomas da deficiência de magnésio?

Explicamos os sintomas mais comuns:

Fadiga

Conforme descrito anteriormente, o magnésio está envolvido em processos relacionados ao gerenciamento de energia. Esta é também a razão pela qual a fadiga é um dos primeiros sinais de deficiência.

Leia mais em: Dicas de saúde

estresse

Junto com a fadiga, o estresse é um sinal de níveis insuficientes de magnésio. Os pesquisadores também descreveram a relação entre o magnésio e o estresse como um círculo vicioso. Sua necessidade de magnésio aumenta quando você experimenta sensações de estresse, enquanto a deficiência de magnésio também o torna mais sensível ao estresse. 8

cãibra muscular

A deficiência do mineral causa um desequilíbrio eletrolítico. Esse equilíbrio é importante porque os eletrólitos ajudam os músculos a transmitir os sinais nervosos. Os sinais, por sua vez, causam a contração de nossos músculos. No entanto, o equilíbrio eletrolítico é perturbado com uma deficiência de magnésio (devido à interação com outros eletrólitos). Isso faz com que os níveis de potássio caiam, enquanto os níveis de sódio e cálcio aumentam, causando cãibras musculares.

Sentimentos depressivos

O magnésio influencia várias vias de neurotransmissão associadas à depressão. Por exemplo, um estudo com ratos descobriu que uma dieta restrita em magnésio está associada a um comportamento depressivo. 2

Dor de cabeça

O magnésio contribui para o metabolismo do cérebro. A pesquisa mostrou que os níveis adequados de magnésio reduzem significativamente o risco de dores de cabeça. 9

Dificuldade de concentração

O magnésio é conhecido como um mineral anti-stress. Seu corpo usa muito magnésio em tempos de estresse, o que cria uma deficiência rapidamente. Isso permite que mais adrenalina seja liberada, o que pode afetar a capacidade de pensar e se concentrar.

Insônia

O magnésio desempenha um papel no apoio ao sono profundo e restaurador. O mineral garante níveis saudáveis ​​de GABA, o neurotransmissor que promove o sono. A pesquisa também mostrou que a suplementação de magnésio pode melhorar a qualidade do sono, especialmente em pessoas que dormem mal. 10 Além disso, o mineral pode ajudar na insônia (insônia) associada a pernas inquietas .

Deficiência de magnésio e potássio

A deficiência de magnésio costuma estar associada à deficiência de outro mineral: o potássio. Como o magnésio, o potássio é importante para o nosso corpo. O potássio é importante para a pressão arterial e a transmissão dos impulsos nervosos, entre outras coisas. A pesquisa mostrou que os medicamentos para baixar a pressão arterial, como o comprimido de água hidroclorotiazida, podem fazer com que o nosso corpo absorva menos magnésio e potássio. 11 A deficiência que pode ocorrer como resultado dá sintomas como palpitações, fadiga, cãibras musculares e músculos que parecem fracos.

Sintomas de deficiência de cálcio e magnésio

O cálcio é importante para os nossos sistemas orgânicos e ossos, onde a maior parte do mineral é armazenada. A ingestão de cálcio a longo prazo e insuficiente pode causar ossos fracos e um risco aumentado de fraturas ósseas. Nesse sentido, o cálcio e o magnésio estão intimamente relacionados. Por exemplo, o cálcio, junto com metade do suprimento de magnésio, pode ser encontrado em nossos ossos. A deficiência de magnésio e cálcio pode se manifestar em vários sintomas, como cãibras musculares, unhas e cabelos quebradiços, batimento cardíaco irregular e lesões ósseas.

Como você pode suprir uma deficiência de magnésio?

Se houver uma necessidade maior, é importante primeiro dar uma olhada crítica em sua dieta. Por exemplo, você come vegetais com folhas suficientes ? Espinafre e couve, por exemplo, conter, além de magnésio também os nutrientes essenciais, de ferro , de manganês , vitaminas A , C , e K .

Além disso, o chocolate é um buquê de magnésio. Por exemplo, uma porção de 28 gramas contém não menos que 64 mg do mineral. Além disso, o cacau contém fibras prebióticas. 12 Você prefere algo mais saudável? Além do potássio , das vitaminas B e da vitamina K, os abacates contêm em média 58 mg de magnésio.

Além desses vegetais folhosos e iguarias, uma dieta rica em nozes, sementes e grãos, legumes, bananas e peixes oleosos também contribuirá muito para satisfazer seus desejos de magnésio. 13,14

A deficiência também pode ser suprida por meio de um suplemento de magnésio. Hoje em dia existe uma vasta gama de suplementos de magnésio. Quando você está procurando um suplemento à sua dieta, é aconselhável optar por uma forma orgânica. Esta forma é facilmente absorvida pelo nosso corpo.

Que forma?

Uma vez que uma deficiência causa várias queixas, é importante escolher a forma de magnésio mais adequada para a aplicação específica. Você quer saber qual? Anteriormente, escrevemos este blog sobre quando qual forma de magnésio é relevante para você.

Finalmente

Não podemos enfatizar o suficiente a importância de reconhecer a tempo uma deficiência de magnésio. Principalmente porque nosso corpo é incapaz de produzir o mineral por si mesmo, nossa dieta contém menos magnésio e a capacidade de absorção de nosso corpo diminui com a idade. Você percebe os primeiros sinais de deficiência de fadiga e acampamento muscular . Quando esses sintomas e os sintomas mencionados acima aparecerem, é aconselhável examinar sua dieta em primeiro lugar. Se isso não ajudar, vale a pena considerar suplementar a deficiência com um suplemento de magnésio.